CAPÍTULO PROCINCIAL ELEGE NOVA DIRETORIA ATÉ 2007

Por Frei Felisberto

-----------Entre os dias sete e dez de janeiro deste ano em curso, a Província Carmelitana de Santo Elias celebrou, em clima de muita fraternidade, seu Capítulo Provincial no convento do Carmo em São Paulo, capital. Com poucas ausências, por motivos diversos o Padre Geral encontrou com quase todos os confrades e pôde acompanhar os momentos mais significativos de nossa convivência. Após ouvirmos os relatórios, o Padre Geral falou sobre o valor da autoridade no governo das comunidades e da Província, ressaltando a nossa Regra de vida que, logo no início pede que antes de tudo tenhamos um prior para cultivar a unidade do grupo.
-----------As votações demonstraram a vontade da Província. Frei Geraldo D'Abadia foi reeleito provincial por mais um triênio, tendo como conselheiros frei Marcelo Frezarini, Frei Gilvander Luís Moreira, Frei Alberto Fernandes e Frei João Carlos. O Padre Geral interrogou pessoalmente a cada um dos eleitos se aceitava tal função. Após ouvir o sim de todos os eleitos, agradeceu a boa vontade e dedicação dos mesmos.
-----------Como é de costume as celebrações foram no salão vermelho do convento. As missas e ofícios divinos foram bem preparados e sempre acompanhados com instrumentos musicais. Frei Atanael e sua equipe alegraram o ambiente religioso. O Capítulo é uma oportunidade de crescimento na fraternidade dentro da Província. Há momentos de recordação de pessoas e lugares, laços de amizade são reafirmados, bem como momento para matar a saudade recíproca. Os recreios foram ocasião de conversas em grupos na casa mãe, o convento do Carmo de São Paulo.
Propostas do Capítulo apresentadas pelo provincial e seu conselho:
------------ - Promover uma formação mais esmerada para os novos postulantes e frades novos, mais comprometida com a situação dos pobres, da Igreja do Brasil e com a realidade da nossa Província
------------ - Animar as Ordens Terceiras. Para isto foram divididas em duas regiões: a de Minas Gerais a cargo de Frei Felisberto e as de São Paulo e Rio de Janeiro sob a responsabilidade de Frei Geraldo, Provincial.
------------ - Convidar insistentemente as nossas comunidades a promover os encontros de estudo e orações, tendo como base os três livros publicados pela CRB: Pelo Caminho de Emaús. Sendo que o terceiro reflete sobre a vida religiosa mística e profética, temas muito próximos de nosso carisma.

-----------Foi distribuídos gratuitamente a cada participante o livro de Dom Vital, Mística e os Místicos, a fim de estimular o estudo da espiritualidade entre nós.
-----------Foi ressaltada a presença honrosa e carinhosa do confrade Dom Vital que, deixando as montanhas de Lídice, participou de todos nossos atos. A presença fraterna e espontânea dos confrades mais antigos anima e educa os frades novos.
-----------No último dia, após conversar com todos os confrades implicados, o Provincial e seu conselho comunicaram as transferências, que foram muitas, promovendo certa renovação nas várias comunidades. O Capítulo encerou com uma celebração eucarística com muita harmonia e sinceridade. O Padre geral ressaltou o clima agradável do encontro e agradeceu a acolhida recebida. E nós agradecemos sua grande colaboração e intervenções oportunas. Deus lhe pague e abençoe o seu serviço em prol da nossa fraternidade. Finalmente uma palavra de agradecimento à comunidade carmelitana de São Paulo pela agradável e amiga acolhida.
















 
 Desenvolvido por Genea Soluções em Informática